Principais Benefícios da Massagem Sueca para a Saúde

Massagem sueca e seus benefícios

A massagem sueca oferece um ótimo tratamento complementar para casos de lesões e fadiga muscular. Geralmente, as pessoas possuem um dia a dia agitado e estressante, se habituam às dores repetitivas e não se conscientizam de tratar cada dor ou incômodo muscular da maneira certa

Ao massagear a região o paciente pode se livrar das dores e da sensação de peso que costuma sentir no corpo, principalmente, nas pernas.

Essa modalidade técnica de massagear o corpo está atrelada a um processo de liberação miofascial sendo indicada como tratamento complementar a outros quadros que exigem tratamento fisioterapêutico e manutenção de exercícios físicos como caminhada.

Massagem sueca e seus benefícios

Neste artigo falaremos mais sobre essa técnica e os principais benefícios que ela oferece para o indivíduo.

A massagem sueca

Com relação à cultura da antiga Grécia, o sueco Per Henrik Ling (1776-1839) reativou essa técnica para os tempos atuais chamando a massagem de técnica de massagem clássica, porém o tratamento ficaria conhecido como massagem sueca em virtude do trabalho do pesquisador sueco.

Até os dias atuais é reconhecida como um tratamento alternativo em todo o mundo, sendo muito aplicada em SPA, Hotéis, clínicas de tratamento e no atendimento pessoal.

Dependendo da necessidade do cliente, ela pode ser personalizada visando melhorar a qualidade de vida de cada pessoa.

Essa técnica é muito indicada para o tratamento de dores nas costas, dores de cabeça como enxaqueca intermitente, pescoço, torcicolo, casos de lombalgia e dores no nervo ciático.

Trata-se de uma das técnicas mais conhecidas em todo o mundo que confirma os melhores benefícios para o paciente. Ela foi criada por um mestre em medicina esportiva que visava curar o corpo através da elevação do fluxo sanguíneo no corpo humano.

Atualmente, essa técnica também enxerga os benefícios para quadros psicológicos e espirituais do indivíduo.

Popularmente, é muito indicada para tratar dores de cabeça e nas costas, podendo ajudar no tratamento de dores no nervo ciático.

Porém, em casos mais específicos é importante solicitar uma avaliação médica para verificar a necessidade de aplicação dessa técnica. Porém, em todos os casos a técnica não apresenta contraindicações podendo ser aplicada em pessoas de diferentes idades.

A técnica envolve alongamentos e testes musculares, ajudando bastante para criar melhor postura corporal e criar o melhor equilíbrio físico possível.

Como falamos anteriormente, ela trata os músculos, a mente e gera mais disposição para o corpo e a mente. Ajuda a tratar dores corporais e incômodos emocionais.

A aplicação dessa técnica é feita de modo mais vigoroso em comparação com a massagem relaxante, incluindo o manuseio e relaxamento de tecidos moles do corpo, músculos, tendões, e tecido conjuntivo.

Benefícios da Massagem Sueca para a saúde

Dentre os principais benefícios, essa técnica eleva a circulação linfática e sanguínea. Atua na liberação das miofasciais elevando também o alongamento do corpo e reduzindo a tensão muscular.

É indicada para tratamentos da fibromialgia, dores no corpo, inchaços e dores após o treino. Também ajuda no tratamento do LER (lesão por esforço repetitivo), tendinite, dores de cabeça e insônia.

Considerando os benefícios mais profundos, essa técnica aplicada ao corpo humano também ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, sendo grande aliada para tratamento de varizes e pressão arterial.

Ao incentivar a ampliação dos vasos sanguíneos, ajuda também a elevar a velocidade do fluxo de sangue para o coração, o que eleva também a oxigenação dos músculos do corpo, gerando processo natural de desintoxicação.

Tratamento para os músculos

Atua na reabilitação de músculos danificados ou atingidos pela fadiga. Através dessa técnica é possível tratar diferentes tipos de lesões musculares, incluindo a constrição e a viscosidade do tecido da fáscia.

A fáscia é um tecido que envolve a região dos músculos, e a massagem ajuda no processo de relaxamento, acalmando os músculos.

Bom para o corpo

Essa técnica de massoterapia atua para a flexibilidade do corpo humano, pois ao manter o músculo relaxado o indivíduo consegue dominar mais movimentos de seu corpo.

A pessoa pode unir a massagem sueca com outros tratamentos clínicos e alongamentos diários. Os atletas a utilizam para reduzir os riscos de lesão ou cansaço durante o treino.

Combate o estresse

A massagem é indicada para reduzir o estresse, ajudando a tratar o músculo, os nervos e a mente. O processo da massagem reduz o nível de hormônio cortisol no corpo, reduzindo as dores de cabeça e gerando mais energia.

Os principais movimentos

A massagem sueca atua sobre os tecidos musculares, provoca a circulação sanguínea e estimula a pele, os seus cinco movimentos básicos são:

– Effleurage (deslizamentos);

– Petrissage (amassamentos);

– Fricção (pressão com movimento circular);

– Tapeamento (batidas rítmicas);

– Vibrações (feitas com as mãos).

Seriedade

Devemos ressaltar que essa técnica é uma terapia séria que gera importantes benefícios para o corpo e a mente. Ajuda a aumentar a circulação linfática e sanguínea e combate a tensão muscular.

Eleva também a produção de hormônios como ocitocina e endorfinas que ajudam a tratar a fibromialgia, dores no corpo, inchaços, dor após treino, LER (lesão por esforço repetitivo) e outros problemas.

Portanto, no ato da massagem, é importante que o paciente se sinta confortável, que o ambiente receba uma música calma e agradável.

Existe a possibilidade de usar pedras quentes, principalmente, em pessoas que apresentam intensas dores musculares e quadros de tensão.

O indivíduo massageado não usa roupas, somente peças leves ou mínimas para se sentir confortável. Em média, cada sessão completa pode durar 90 minutos ou mais.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *