10 Razões para Você Escolher a Massagem

Motivos para você escolher a Massagem

A massagem terapêutica ou recreacional é uma das terapias alternativas mais relaxantes e, em outros casos, revigorantes que existem. Afinal, quem não gosta de ser massageado?

Muitas pessoas ainda, infelizmente, consideram a massagem como uma alternativa esporádica e eventual. A massagem não é encarada por muitos como um tratamento ou uma providência profilática, que poderá evitar uma gama de problemas e complicações futuras.

A terapia envolvendo massagens e correlatos trazem uma variedade enorme de benefícios aos seus praticantes. Benefícios, esses, que podem até mesmo curar males e problemas de saúde que acometem uma considerável parcela da população.

Entre as principais razões que podemos, neste artigo, exemplificar para que você inicie já o seu tratamento com massagem terapêutica são:

1- Aumento da sua mobilidade e facilidade de locomoção.

A massagem tem a incrível capacidade de melhorar a nossa flexibilidade. Massagens como a dos tecidos profundos atuam em regiões mais internas da musculatura, reduzindo a rigidez muscular, trazendo novamente a mobilidade dos músculos.

Além disso, outras técnicas, como a massagem para liberação miofacial, atuam suavizando a membrana conectiva muscular, também facilitando a movimentação dos músculos que, como consequência, aumentam a sua flexibilidade.

2- Mais relaxamento e menos estresse.

Quem nunca se sentiu menos irritado, nervoso, ansioso e muito mais tranquilo depois de uma sessão de massagem relaxante?

Uma massagem bem executada consegue aumentar a quantidade de hormônios do bem-estar, provocando uma série de sensações relaxantes e confortantes.

Nossos músculos e mentes ficam mais relaxados, nos tornamos mais concentrados e focados. Prontos para encarar os desafios da vida com muito mais disposição e resiliência.

3- Melhora a qualidade do sono e elimina a insônia.

Quem já teve insônia e dificuldades para dormir, sabe o quanto é desgastante no dia seguinte executar as tarefas rotineiras sem o devido descanso.

Além disso, noites mal dormidas podem desencadear uma série de doenças e problemas físicos e mentais sérios e preocupantes.

Precisamos de noites de sono restauradoras, e nada melhor do que relaxar com uma massagem adequada, que nos ajude a recuperar o sono e a descansar apropriadamente.

Sabe-se que a massagem consegue aumentar e estimular os níveis de hormônios responsáveis pelo desencadeamento do sono, facilitando o repouso.

4- Redução das dores e desconfortos.

Dores e desconfortos musculares e tensionais são graves males da vida moderna. Quando estamos nervosos, tensionamos a musculatura e, assim, provocamos dores crônicas e recorrentes que prejudicam nossa qualidade de vida.

A massagem consegue aliviar as tensões e reduz as dores de cabeça e enxaquecas, provenientes de situações constantes de estresse e ausência do descanso necessário.

Já as dores nas costas e lombares, provenientes das tensões nervosas e da má postura, são reduzidas com massagens terapêuticas direcionadas e personalizadas, de acordo com a necessidade específica de cada paciente.

5- Melhora a imunidade e o sistema imunológico.

É provado que massagens regulares conseguem intensificar a atividade das células brancas presentes em nossos organismos, responsáveis pela imunidade e combate aos agentes nocivos, como vírus e bactérias.

Assim, com a massagem conseguimos fortalecer nosso sistema imunológico, tornando-nos mais resistentes a doenças e enfermidades que possam comprometer seriamente as nossas saúdes e vidas.

6- Redução da ansiedade e da depressão. 

Com o relaxamento proveniente da massagem, tornamos-nos menos irritados e menos ansiosos. O corpo fica mais relaxado, influenciando a mente que se aquieta e entra em um estado de tranquilidade e calma por muito mais tempo.

Quadros de depressão também são favorecidos pela massagem, já que os pensamentos e, assim consequentemente, o comportamento também é influenciado.

7- Aumento dos níveis de energia. 

A massagem consegue melhorar nossa circulação sanguínea que, por sua vez, aprimora a nutrição das células, além de trazer também mais oxigênio para a produção de energia.

Ademais, a fatiga e o cansaço são reduzidos com a massagem terapêutica direcionada, aumentando a capacidade de recuperação dos nossos organismos, permitindo que tenhamos muito mais energia e disposição.

Melhore sua energia com massagem

8- Redução da tensão.

A musculatura permanentemente tensa e rígida impede o descanso e a restauração das forças e energias necessárias.

Um músculo tenso e contraído, como visto nos casos de contratura com tensão exagerada, as dores são muito intensas e impedem as pessoas de executar outras atividades, intensificando ainda mais o estresse.

Uma massagem apropriada resolve o problema, pois alivia a rigidez, eliminando os nós de tensão, permitindo uma recuperação mais acelerada e com menos dores.

9- Melhora da aparência dos tecidos cicatriciais.

Quem já se submeteu a uma cirurgia sabe que, provavelmente, as cicatrizes são inevitáveis. Porém, o tecido cicatricial pode ter o seu volume reduzido com a massagem própria.

As aderências e a flexibilidade dos tecidos comprometidos podem ser melhorados, suavizando a cicatriz, eliminado a sua aparência vistosa e típica.

Uma correta abordagem da massagem, com uma boa hidratação promove a ruptura das traves cicatriciais, melhorando de maneira significativa o aspecto da ferida.

10 – Recuperação de atividades físicas extenuantes.

Se você é praticante de alguma atividade física intensa como maratonas, musculação e outras, deve saber como extenuantes elas realmente são.

Dependendo do treino ou até mesmo da competição, a atividade física é extremamente desgastante, impedindo que continuemos nosso treinamento com maior brevidade.

A massagem esportista ou desportista ajuda atletas, profissionais e amadores, justamente a recuperar mais rapidamente suas forças depois de um treinamento mais intenso e exigente, aumentando a sua capacidade de reabilitação.

E você, está convencido de que a massagem pode lhe trazer muitos benefícios? Então comece a implementá-la na sua rotina e, depois, nos relate aqui no blog quais foram as suas experiências e os progressos obtidos.

Compartilhe este conteúdo!

4 Comments

  1. Meus progressos foram muitos: parei de ter dores agudas e que me deixavam louca sem saber o que fazer, parei de fumar, pois me tornei mais calma e menos ansiosa. Agora sinto muito falta quando deixo de receber massagens. Só oriento aqueles que procurem terapeutas profissionais. Procurem também referências… meus resultados só apareceram depois de alguns meses frequentando a terapia com massagem. Nada vem da noite para o dia, é necessário paciência e persistência.

  2. Gosto muito de fazer uma massagem depois de uma semana intensa de treinos pesados na academia. Pode ser uma auto massagem ou mesmo uma massagem na cadeira. Relaxa toda a musculatura e ajuda muito na recuperação e restauração muscular, pois alivia as dores e me deixa pronto para uma noite de sono profundo.

  3. Cara, eu treino todos os dias… musculação, corridas, esportes nos finais de semana. Enfim, tenho uma vida bastante agitada, pois ainda trabalho. Mas tem dias que o seu corpo precisa de muito descanso, e não só um descanso qualquer, ficar sem fazer nada. Precisamos de uma massagem!! A musculatura fica muito mais relaxada e preparada para os esforços dos dias seguintes. Talvez seja por causa da remoção de ácido lático da musculatura com a massagem. Mas me sinto renovado e zerado quando recebo uma massagem.

  4. Comecei a frequentar clínicas de massagem quando parei de fumar. Me sentia muito nervoso e ansioso na época em que parei de fumar devido à abstinência. Então de lá para cá nunca mais parei de receber massagem. Quando não posso, vou pelo menos uma vez por mês e me sinto muito mais disposto, tranquilo e sem a necessidade de ingerir substâncias nocivas à minha saúde. Vale a pena a todos que estejam passando por um momento difícil em suas vidas dar uma chance para a massagem. É revitalizante!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *