Conheça a Massagem Terapêutica Neuromuscular

massagem neuromuscular

A massagem terapêutica muscular é uma modalidade de massagem, na qual são utilizadas as técnicas de pressão e fricção dos dedos polegares nas regiões de tensão muscular.

As regiões de tensão muscular também são manuseadas na técnica de massagem por gatilhos, e geralmente englobam as regiões mais doloridas e tensionadas do corpo.

Alguns pontos de gatilho são pequenas áreas do tecido muscular onde há contraturas musculares, ocasionando os sintomas de dores intensas relatadas pelos pacientes.

Sendo assim, a massagem terapêutica muscular tem a função de atuar justamente nessas regiões aumentando a circulação sanguínea e a drenagem, promovendo a nutrição destas áreas, melhorando o relaxamento dos músculos.

Essas regiões são, na maioria das vezes, extremamente sensíveis, causando muitas dores, fadiga e fraqueza muscular extremas.

Portanto, a massagem terapêutica muscular tem a função de aplicar pressões de diversas intensidades na região afetada (pontos de gatilho), utilizando as pontas dos dedos, assim como os cotovelos e os pulsos.

O tempo de aplicação das técnicas varia de dez a vinte segundos somente. Tempo ótimo para aliviar as tensões e promover um areamento intenso.

Muitos dos leitores devem estar se perguntando sobre as diferenças entre a massagem dos tecidos profundos. A primeira diferença é que a técnica dos tecidos profundos é indicada para alívio de tensão dos músculos em decorrência tensionamentos.

Já a massagem terapêutica muscular almeja a redução das dores musculares e correção das disfunções musculares, tratando os pontos de gatilhos, aliviando as adesões musculares e corrigindo os padrões dos tecidos musculares.

Os problemas atacados por essa modalidade de massagem são relacionados a traumas específicos, movimentos repetitivos e até mesmo má postura.

Aliás, a massagem terapêutica muscular trata uma ampla variedade de problemas e traumas inerentes à musculatura. Entre os principais, podemos destacar: dores lombares, síndrome do túnel de carpo, cãibras musculares intensas, fascite plantar (dores na planta dos calcanhares), tendinites, dores nos joelhos e na mandíbula, dores de cabeça, e problemas na ATM e outras comorbidades.

E os benefícios da terapia, quais são?

Podemos também destacar diversos benefícios, mas dentre os principais citamos: redução ou eliminação das dores musculares, aumento da flexibilidade muscular, fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude e da facilidade dos movimentos, melhora da postura, redução dos níveis de toxinas no corpo e ampliação da circulação sanguínea.

Muitos consideram a massagem terapêutica muscular a melhor terapia alternativa para tratamento das dores lombares. Inclusive a Academia Americana de Gerenciamento de Dores, que considera o tratamento como o mais indicado para dores nas costas ocasionados por danos nos tecidos musculares.

Além disso, os espasmos musculares também podem ser tratados com a terapia em foco, uma vez tratar-se de uma isquemia no tecido muscular, devido à falta de irrigação sanguínea local, ocasionando os espasmos.

Por último, convém salientar que no início do tratamento com a massagem terapêutica muscular o paciente frequentemente sairá da sessão de massagem com leves dores, mas com uma incrível melhora com o decorrer do tratamento.

Porém, durante o tratamento e aplicação das massagens o paciente deverá sempre informar ao massagista caso sinta muitas dores, pois poderá ser necessária a redução da pressão aplicada, principalmente no início do tratamento.

Compartilhe este conteúdo!

1 Comment

  1. Não conhecia essa modalidade de massagem! Muito interessante. Aprendi mais uma coisa nova. Ela parece muito com a massagem dos tecidos profundos, apenas alguns detalhes a diferem pelo o que eu entendi. Obrigada pela informação do post!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *