6 Tipos de Massagem Que Você Pode Fazer em Casa

Auto Massagem

Se você, assim como nós, é mais um apaixonado por massagens e costumar ficar admirado pelos inúmeros benefícios trazidos pela terapia e gostaria de aplicar algumas técnicas para melhorar a sua saúde, então você está lendo o conteúdo adequado.

A seguir, iremos descrever com detalhes algumas técnicas (seis modalidades, no total) de massagem que você poderá facilmente realizar no conforto de seu lar, com muita facilidade.

Como já sabemos, a massagem faz parte de um conjunto de medidas terapêuticas, que podem ser adicionadas a um plano de tratamento completo para combater diversas enfermidades, males, lesões e até mesmo doenças.

Hoje, aproximadamente, 37% dos brasileiros sentem algum tipo de dor crônica, segundo pesquisas da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor. Entre as causas dessas dores, podemos destacar a artrite, inflamações, rigidez musculares e das articulações, entre outras.

Sabe-se também que há fortes evidências de que a aplicação regular de massagens em pacientes acometidos por essas condições traz uma série de benefícios, que vão desde o relaxamento, com melhoria no descanso e no sono, até alívio das dores e demais sintomas.

Sendo assim, por que não tentar aplicar algumas técnicas mais simples dentro de casa mesmo?

1ª Modalidade: Auto Massagem.

É muito bom ter uma companhia que possa ajudá-lo(a) fazendo uma deliciosa massagem, não é verdade? Mas nem sempre temos uma companhia ou alguém para nos ajudar.

Nestas situações, uma auto massagem pode ser uma excelente forma de relaxar e aliviar algumas dores e desconfortos.

A técnica é bastante simples. Basta apenas aplicar uma leve pressão na região dolorida, preferencialmente, com os dedos polegares, fazendo movimentos circulares, percorrendo toda a extensão da região afetada.

Se você preferir, também pode utilizar uma bolinha de tênis para aplicar as massagens. Só não se esqueça de utilizar uma espuma firme e confortável (podendo ser um travesseiro) para apoiar a sua coluna e mantê-la na posição ereta.

O procedimento é muito indicado para dores localizadas também. Tais como dores musculares locais, provenientes do excesso de atividade física, desde que não haja comprometimento dos tecidos musculares e nem lesões.

2ª Modalidade: Massagem Relaxante.

Mesmo sem uma segunda pessoa para lhe fazer uma massagem, é possível obter todos os benefícios de um ótimo relaxamento sozinho(a) com alguma prática.

Primeiramente, crie um ambiente mais acolhedor e confortável. Você poderá acender algumas velas, utilizar algumas essências aromáticas de seu agrado e pré aquecer algumas toalhas também.

Para obter o relaxamento desejado, os toques devem ser mais longos, abrangendo áreas maiores e com movimentos mais lentos, suaves e delicados.

Para acrescentar ainda mais descanso ao procedimento, utilize óleos e cremes para ampliar as sensações e deixá-lo(a) ainda mais relaxado(a).

3ª Modalidade: Suavização dos tecidos moles.

Com técnicas simples também é possível alcançar, de maneira satisfatória, a suavização dos tecidos que envolvem toda a musculatura.

Ao suavizar esses tecidos, teremos inúmeros benefícios como o aumento da flexibilidade muscular e do seu tamanho, facilitando a recuperação da musculatura nos casos de fadiga, diminuindo as inflamações e atuando preventivamente nos casos de contratura.

4ª Modalidade: Reflexologia.

A reflexologia é a modalidade de massagem que se baseia nos pontos reflexos presentes em nossos corpos. Por exemplo, pontos específicos nas mãos e nos pés, que correspondem às demais partes do corpo, como órgãos, músculos e tecidos.

Reflexologia Massagem no pés

Sendo assim, ao massagearmos pontos específicos existentes nos pés, conseguimos ativar outras áreas do corpo, auxiliando o seu tratamento e, até mesmo, a cura.

Alguns massagistas mais experientes, inclusive condicionam dores nas solas dos pés e das mãos com problemas pré existentes em outras localidades do corpo. Uma espécie de desiquilíbrio que ocorre e que afeta os pés e as mãos, como regiões correspondentes.

Portanto, na medida em que massageamos nossos pés e mãos, estaremos também cuidando de outras regiões do nosso corpo, desbloqueando o trânsito de energia e amplificando a circulação sanguínea, tão necessária nos processos de cura.

5ª Modalidade: Massagem dos Tecidos Profundos.

Esta técnica é um pouco mais avançada, já que a pressão dos toques desta modalidade de massagem é mais intensa.

Muito recomendada para esportista, é o tipo de massagem que também pode ser realizado em casa, ajudando na prevenção de lesões antes de treinos e competições, como também para o alívio de dores, após a atividade física.

Nesta modalidade de massagem, você deverá utilizar os seus braços, assim como as mãos e cotovelos para exercer pressões mais profundas ao longo de todas as fibras musculares.

Também usará os polegares para aplicar pressões mais pontuais e locais em cada fibra muscular individualmente, o que irá ajudar a eliminação das tensões musculares.

Apenas recomendamos muito cuidado, pois a massagem dos tecidos profundos, quando mal executada, pode agravar ainda mais o problema. Então, antes de praticá-la, são necessários conhecimentos e alguma experiência prévia.

6ª Modalidade: Técnica da Fricção.

A massagem pela técnica de fricção é a modalidade utilizada para quebrar e romper as adesões celulares e os tecidos cicatriciais.

Após uma cirurgia, podemos desenvolver cicatrizes proeminentes e com aspecto desagradável. Desta forma, esta técnica da fricção pode ser uma excelente medida para reduzir o volume das cicatrizes, quando realizada com regularidade.

Porém, devemos aplicar a massagem sempre com os polegares, fazendo movimentos circulares de forma gradual e lenta, sem exercer muita pressão. Também é recomendada a utilização de óleos e loções para massagem, deixando a região mais lubrificada e menos propensa a traumas.

Os movimentos circulares da massagem ativam o sistema linfático, drenando todas as impurezas e toxinas para fora da região, além de intensificar a circulação sanguínea trazendo mais nutrientes e oxigênio para a área afetada.

Compartilhe este conteúdo!

1 Comment

  1. Às vezes me sinto tão irritada e tensa que faria qualquer coisa por uma boa e deliciosa massagem. Gostei das dicas de massagem, mas fazer uma auto massagem não é tão bom quanto receber uma massagem de outra pessoa. Mas sempre que estou com meu namorado, peço a ele uma massagem relaxante. Fico a semana inteira com uma disposição bem melhor. Massagem cura qualquer problema, pode ter certeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *