Quer Melhorar o Seu Sono? A Massagem Pode te Ajudar!

massagem ajuda no sono

Na maioria das vezes, as pessoas que sofrem com problemas de sono e distúrbios, como insônia e outros relacionados, procuram como primeira medida os remédios para resolver seus males.

Porém, remédios calmantes e pílulas para dormir podem se tornar, a longo prazo, extremamente maléficas, trazendo diversos efeitos colaterais, com prejuízos na concentração quando necessitamos e até mesmo forte dependência.

Então, ao invés de procurar inicialmente drogas e medicamentos para acalmá-lo e induzi-lo ao sono, procure por uma sessão de massagem adequada, com a ajuda de um profissional.

Existem centenas de motivos que justificam essa medida, que podem lhe trazer todos os benefícios almejados, sem contraindicações ou reações adversas indesejadas.

Na verdade, grande parte das pessoas que sofrem de insônia têm seus músculos tensos e são extremamente ansiosas e nervosas.

Algumas apresentam, inclusive, quadros severos de dores musculares e de cabeça, fruto de um estado de tensão nervosa altíssima, geralmente originadas do estresse proveniente das responsabilidades do trabalho e outras razões médicas.

Mas independente da razão, as tensões e os nós de tensão nos músculos estão entre os principais causadores de problemas do sono.

Desta forma, portanto, a massagem tem um papel fundamental no contorno desta situação, já que alivia as tensões musculares e elimina o estresse, permitindo um amplo relaxamento com o alívio de dores e nós de tensão, permitindo que o paciente durma melhor.

Muitos estudos sérios e importantes têm mostrado sistematicamente que os níveis de cortisol – hormônio ligado ao estresse, irritabilidade e falta de concentração – são mais elevados em indivíduos que têm uma baixa qualidade de sono e/ou que dormem somente poucas horas por dia.

Com esse nível elevado de cortisol no organismo, não é uma surpresa que essas pessoas tenham dificuldade de dormir e ter uma boa noite de sono.

Por outro lado, a massagem é uma maravilhosa terapia que, de forma simples e eficiente, reduz drasticamente os níveis de exposição do cortisol no organismo, facilitando o sono e o relaxamento dos músculos e da mente.

Outra causa da falta de sono e irritabilidade nas pessoas é que estas podem estar sofrendo de dores no corpo. Um simples desconforto pode ser uma causa importante que pode prejudicar toda a qualidade de descanso de um indivíduo.

A principal queixa das pessoas nestas situações são as dores nas costas. E a massagem tem demonstrado ser extremamente eficiente na redução dessas dores e desconfortos.

Um tratamento de massagem bem planejado, executado de modo regular e bem administrado tem trazido enormes benefícios àqueles que sofrem com insônia, pois os toques da terapia atuam relaxando toda a musculatura afetada, reduzindo não somente as dores, mas ampliando os estados de relaxamento do paciente.

As mais conhecidas técnicas de massagem para promover o sono são as chinesas.

A massagem Chinesa é baseada primordialmente nos órgãos e meridianos, com aplicação de movimentos e toques que estimulam pontos específicos, direcionando o caminho da energia vital em nossos corpos.

Com canalização da energia vital, pacientes relatam sensações extremamente agradáveis de bem-estar e relaxamento, sinais de que a energia corpórea está em perfeito equilíbrio e bem balanceada.

Uma massagem no corpo inteiro também é indicada para quem sofre de problemas de sono. Se não for possível, uma massagem na face de forma vigorosa e firme, porém lenta e calma, é uma ótima maneira de indução ao sono.

Outros dois pontos estratégicos que podem ser massageados estão na nuca, um pouco abaixo do crânio.

Com as palmas das mãos, abrace e envolva o pescoço. Com os polegares, pressione de maneira suave esses pontos, fazendo movimentos circulares no sentido horário.

Com essas simples medidas, certamente você ficará mais relaxado e estará apto a ter uma excelente noite de sono revigoradora, trazendo-lhe mais descanso e disposição para os desafios da sua vida.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *