As massagens Shiatsu e Do-in como aliadas na saúde

Massagem Do-in

Saúde é não é somente a falta de males e até mesmo de doenças, mas também o completo e interino bem-estar corporal, o que inclui a mente e o físico.

Essa elucidação detalhada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é bem similar a definida pela tradicional medicina chinesa e, assim com também das massagens orientais – apenas em outros termos.

Enquanto o lado ocidental sempre busca a terminologia do bem-estar como algo físico, o Oriente descreve a saúde como um conjunto harmonioso envolvendo o corpo (estado físico), espírito e as emoções.

Dois procedimentos bem divulgados e conhecidos de massagem se sobressaem nos dias atuais:

O Shiatsu, aplicado por massagistas e terapeutas, e o famoso Do-in, que é uma técnica de massagem parecida com o Shiatsu, só que é autoaplicável.

As duas formas de terapias do toque têm em comum duas características: a concepção e consciência de que há uma energia vital nomeada de Ki – que significa o núcleo da via, uma energia que estimula e que mantém vivos todos os seres vivos.

Independentemente do nome, o conhecimento Oriental nos mostra que essa energia Ki se evidencia sob duas formas antagônicas, porém complementares, que são denominadas de: O Yin e Yang. Uma contém dentro de si a semente da outra.

Shantala: Tradicional massagem indiana, que tem os seus fundamentos nas massagens tradicionais. Compreende em dezenas movimentos que a mãe realiza no corpo do bebê, utilizando-se de óleos de ervas.

Na Índia, as mães aplicam a massagem Shantala diariamente até as crianças completarem três anos. Depois, o ritual é repetido no mínimo uma vez por semana até os seis anos de idade da criança.

A técnica procedimental intensifica e aumenta circulação sanguínea, a flexibilidade e a resistência.

Reflexoterapia: Técnica mais conhecida no meio como reflexologia podal, é uma massagem feita nos pés, baseada e documentada na medicina tradicional da China.

Com mais de sete mil terminações nervosas, os pés são como um mapa de todo o nosso corpo, com áreas correspondentes a cada órgão.

Pode ser autoaplicada diariamente, auxiliando muito na manutenção da saúde e do bem-estar físico e emocional.

Watsu: O nome diferente vem Water Shiatsu. A técnica foi criada nos anos sessenta por um norte americano que estudou Shiatsu no Japão e combina massagem, relaxamento, alongamento e muito exercícios.

Durante aproximadamente uma hora, o paciente fica com o corpo mergulhado na piscina de água quente, flutuando.

A sensação, extremamente relaxante e revigorante, é de uma volta ao seu interior, sendo extremamente eficiente no tratamento do estresse, ansiedade, insônia, enxaqueca, tensões musculares e dores na coluna.

Na espécie humana, assim com em outros seres vivos também, essa energia vital circuita, ou seja caminha por canais denominados de meridianos.

O fluxo não impedido e bem balanceado e conexo de Ying e Yang é primordial para a saúde física, intelectual e emocional dos seres humanos.

Assim quando temos uma pequena alteração neste fluxo de energia, ocorre um desequilíbrio provocando um acúmulo ou escassez desta energia vital em algumas partes específicas do corpo, trazendo assim doenças e males para o organismo.

Sabendo-se que o ser humano é uma entidade que sempre relaciona-se com o ambiente, o Shiatsu e o Do-in são responsáveis e capazes de balancear os desajustes energéticos no corpo e da alma, gerando as situações e circunstâncias para que nosso organismo ser recupere por meio de seus particulares recursos naturais.

Sendo assim, que essas formas e técnicas de massagens auxiliam na prevenção e também na cura de diversos males, enfermidades e doenças do nosso corpo.

Compartilhe este conteúdo!

1 Comment

  1. Sou praticante de do-in há mais de 20 anos. Fiz diversos cursos para aprimorar minha técnica e cada vez que aprendo uma novidade, fico ainda mais fascinada por esta técnica. Uma auto massagem maravilhosa, que ajuda na recuperação da alma e do corpo. Também serve como prevenção de doenças, se aplicada com regularidade. Na minha opinião, é a modalidade de massagem mais completa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *