A Massagem Para as Mãos e Seus Benefícios

massagem-maos

É sempre uma grande surpresa quando as pessoas descobrem as delícias e vantagens de uma massagem bem feita nas suas mãos.

Geralmente as mãos não são consideradas, por muitos, uma área com grande concentração de tensão, mas como nós utilizamos nossas mãos em praticamente tudo o que fazemos, é de se considerar que elas frequentemente ficam enrijecidas e cansadas com mais facilidade.

Todos aqueles que utilizam suas mãos com muita frequência em suas atividades, tais como escritores, dentistas, músicos instrumentistas, obterão incríveis benefícios com massagens regulares em suas mãos.

Mas, infelizmente, as mãos são as primeiras partes de nossos corpos que são negligenciadas. E como é uma região que possui pouca gordura, são as primeiras a enrugar e mostrar os sinais de envelhecimento.

A massagem nas mãos com uma loção, óleo ou creme adequados irá beneficiar a pele desta área, estimular o fornecimento de nutrientes pela circulação sanguínea, mantendo as mãos mais suaves e funcionais.

As mãos são órgãos de fácil acesso a qualquer massagista, além de não ter o inconveniente de se despi-las para realizar qualquer massagem.

Desta forma, uma massagem atenciosa pode ser realizada nas mãos em qualquer ambiente ou situação.

Todos nós estamos acostumados ter nossas mãos tocadas. Assim, pessoas que ainda não estão acostumadas a receber uma massagem, podem iniciar o processo com uma relaxante massagem nas mãos.

A habilidade de massagear as mãos com técnica, utilizando os movimentos e procedimentos corretos é uma das maiores provas e formas de demonstração da qualificação de um terapeuta ou massagista.

Em qualquer situação, ou onde quer que você esteja, uma massagem reconfortante nas mãos pode ser aplicada, trazendo imediato relaxamento e alívio de dores.

Veja como realizar uma massagem relaxante nas mãos.

técnica de massagem nas mãos

Para iniciar o procedimento, primeiramente você deverá segurar a mãos do receptor com sua palma voltada para cima.

Com a outra mão, comece acariciando a palma da mão do paciente com a sua palma da mão também. Deslize por toda a superfície da mão, do início dos dedos até o começo do punho.

Repita este movimento, de maneira suave e delicada, com movimentos amplos e vagarosos. Esta primeira etapa irá aliviar a tensão das mãos e deixá-las preparadas para os próximos movimentos.

Posteriormente vire a mão, com a palma para baixo, segurando-a com os dedos. Agora com os dedões polegares, massageie toda a parte superior (as costas) da mão.

Faça movimentos circulares delicados e bem amplos em toda a superfície posterior das mãos, desde os ossos das juntas dos dedos até o pulso.

Dentre os primeiros procedimentos, você também pode massagear e alongar as mãos. Para isso, mantenha a mão do paciente com a palma virada para baixo e inicie o processo puxando delicadamente os seus dedos.

Ao mesmo tempo que as mãos são alongadas também são massageadas, executando os movimentos descritos acima. Tente realizar este procedimento de alongamento em todos os dedos, sempre segurando a mão do paciente pelo peito da mão com a palma virada para baixo.

A massagem nos dedos também não pode ser esquecida. Apenas segure a palma da mão do paciente e utilize sua outra mão para massagear cada dedo separadamente.

Massageie da ponta do dedo até as junções deste com a mão. Faça movimentos e pressões circulares por toda a volta de cada dedo, e então rotacione levemente cada um dele duas vezes, alternando os sentidos de rotação.

Finalmente vire a mão do paciente, deixando-a com um ângulo de noventa graus com sua mão. Segure o pulso com uma das mãos e com a outra mão, utilizando seu polegar, realize movimentos circulares por toda a superfície da palma da mão do paciente.

Em pontos maiores, como o peito da palma da mão, você poderá aplicar pressões maiores com seus polegares, assim estará massageando toda a área muscular da mão, responsável pela movimentação dos polegares das mãos do receptor.

Outra maneira de aliviar as tensões é virar a mão do paciente com a palma voltada para baixo e com o polegar realizar movimentos de deslizamentos por todo a área dorsal da mão.

Essa técnica é muito utilizada para alongar os tendões e deve ser repetida inúmeras vezes, trazendo intenso alívio das dores e desconfortos naqueles possuem algum problema tensional em suas mãos.

Para finalizar a massagem, abrace a mão do paciente com as suas duas mãos, fazendo um sanduíche, com a mão do receptor entre as suas mãos.

Posteriormente, pressione uma mão contra a outra e deslize suavemente. Mantenha pressionadas as mãos por alguns instantes e depois realize o deslizamento.

Essa técnica de massagem irá dar o toque final, trazendo muito mais relaxamento. Você também poderá utilizar neste momento, uma quantidade generosa de óleo para massagem.

Assim, a aplicação da pressão e do deslizamento poderão ser intensificados, trazendo muito mais bem-estar e relaxamento para o paciente que, neste momento, já estará bem relaxado e livre de quaisquer desconfortos em suas mãos.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *