A massagem para o corpo e para alma

massagem-post

Os corpos dos seres humanos são cobertos por cerca de dois a três metros quadrados de pele, que, certamente, é o maior órgão presente nesta espécie e em outras.

Essa proteção opera, na realidade, como uma espécie um revestimento para todo o ser e indivíduo, e é responsável por receber e detectar uma série de provocações sensoriais, como as variabilidades térmicas, dores, compressão e tração, coceiras, formigamentos – e é também uma nascente rica em essências e elementos capazes de regenerar.

Quando estimulada pela massagem ou outra forma de toque terapêutico, a pele é capaz de gerar, por exemplo, matérias e produtos antidepressivos e hormônios que auxiliam a circulação sanguínea. A massagem é certamente tão antiga como a própria humanidade.

Desenhos nos estabelecimentos antigos do Egito, que remontam de cerca de dois mil e quinhentos anos antes de Cristo, já revelavam os massagistas, técnicos daquela época tratando as partes dos corpos de pacientes com toques e movimentos de pressão.

E qual a pessoa que nunca sentiu uma dor nos ombros, uma grande desconforto que parece ser proveniente de se estar levando o mundo inteiro nos ombros e no pescoço?

E quem nunca sentiu o intenso alívio resultado de uma massagem relaxante, adequada e bem aplicada nesses músculos tensos e rígidos, que aos poucos vai soltando os nós de tensões, descontraindo os pensamentos e tornando a vida mais suportável e leve?

No estresse a a que estamos sendo submetidos diariamente, com escassas horas de descanso, pouco relaxamento e trabalho demais, o organismo começa a emitir sinais de que está esgotado, bem como o nosso humor, ou melhor, a falta de humor e concentração.

A massagem é muito mais do que apenas movimentos repetitivos e coordenados que trazem prazer ao receptor.

O procedimento engloba uma série de técnicas que utilizam principalmente as mãos, mas também são utilizados no movimentos os braços, articulações, cotovelos, joelhos e pés para efetuar e justapor diferentes formas e intensidades de compressão sobre partes específicas do corpo.

O efeito emocional, físico e mental é instantâneo. Mas a prática vai muito além e muito mais aprofundada.

O toque terapêutico (massagem) é um grande auxiliador para combater o estresse de forma constante, antes que se torne uma doença ou um mal pior.

Muitos países e regiões incluem a massagem entre os procedimentos adequados para uma vida mais saudável.

O Oriente, China, Índia e Japão são alguns dos países e locais com tradição na avaliação, aplicação e emprego dessa maravilhosa forma terapêutica para prevenir e até mesmo curar doenças.

O corpo realmente fala, a gente é que ainda não aprendeu a ouvi-lo. Então o corpo passa a “gritar”. E, mesmo assim, não sabemos interpretar, não entendemos os sinais.

Uma dor no meio das costas, por exemplo, o que pode ser?

Pode ser um problema no pescoço, que, estando muito para frente, sobrecarrega a coluna cervical.

E por que o pescoço estaria assim? Talvez por ansiedade, aquela vontade de colocar a carroça na frente dos bois, uma verdadeira epidemia nos dias de hoje.

Uma boa massagem vai resolver essa dor nas costas e levar você a perceber melhor seu corpo, reposicionando o seu pescoço e corpo.

No entanto, só uma mudança em sua forma de encarar a vida pode evitar que o problema volte a ocorrer.

Mudar a vida para melhor é se cuidar, observando os sinais do corpo e respeitando-o.

Então, já está preparado e pronto para uma boa sessão de massagem hoje para cuidar do seu corpo e da sua alma?

Compartilhe este conteúdo!

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *