A individualidade, efeitos e reações da massagem

Massagem Shiatsu

A massagem organiza e ordena os músculos para a ação quando conceber a ação apta para o exercício, pois favorece a promoção de maior quantidade de sangue e os aquece com maior rapidez.

Após a atividade física, a massagem ajuda e auxilia na eliminação de resíduos musculares e acautela a inflexibilidade muscular e as contrações tão pungentes.

A massagem ajuda o funcionamento dos troncos de nervos. Um nervo motor comprimido por conta de excessiva atividade física perde sua sensibilidade total, mas, quando é massageado de forma delicada e suave, ocorre, de forma contrária, um incremento de sua sensibilidade e de sua facilidade de condução nervosa.

Uma massagem contínua, adequada e aplicada sobre o tronco faz com que haja melhorias significativas no sistema nervoso sensitivo, exercendo, com o tempo, uma ação anestesiante no local.

A intervenção benéfica da massagem sobre os nervos vasomotores é amplamente conhecida, assim como seus inúmeros benefícios.

A ação preponderante da massagem, por suas movimentações e toques, e por sua ação intrínseca sobre a sensibilidade do nervo, pode ser utilizada como uma forma de sugestão para melhoria do quadro.

A viabilidade, apesar de mais experimentadas em casos práticos, tendem a asseverar a utilidade da massagem para celeridade da reparação dos tecidos lesados e machucados.

Foram efetuados inúmeros experimentos científicos com animais, estes que foram acidentalmente sujeitados a diferentes contusões em ambos os lados do corpo, e depois, estes animais foram massageados de um lado só.

Os animais eram sacrificados posteriormente para conceder exames histológicos confrontados entre os tecidos não massageados e aqueles que foram sujeitados à massagem.

Assim, enquanto os músculos lesionados e que não foram massageados apresentavam inflamações difusas com aumento acelerado do tecido conjuntivo, hemorragia intersticiais, intumescência e aumento dos calibres dos vasos sanguíneos; no lado que foi massageado os músculos machucados haviam recuperado sua estrutura normalmente.

Os vasos sanguíneos apareciam inatingidos. Os filetes de nervos, totalmente naturais no músculo massageado, apresentavam no músculo não massageado perineurite e neurite intersticial.

Finalizando, segundo observações constatadas, a massagem age de forma a purificar uma parte dos substâncias amplamente nocivas que se produziram no ponto lesionado devido à contusão, levando esta parte à sua forma normal e prevenindo, desse modo, o processo de inflamação difusa que disto resultaria.

Reações da Massagem

O invólucro cutâneo apresenta características individuais biológicas e uma complexa forma inerentes ao próprio indivíduo.

Diferenças na morfologia e na constituição, obtidas ao longo da vida ou provenientes do genes, asseguram as características reacionais oscilante e mutante de um indivíduo para outro.

Cada pele, tecido reage de maneira diferente às excitações externas. Portanto, os massagistas deverão cogitar sempre que a espessura dos revestimentos é diferente de acordo com as pessoas e também com as partes do corpo.

O exemplo dado é que a pele de uma criança é muito mais fina e delicada do que a pele de um adulto, e a pele deste último é menos espessa do que a dos idosos. Esta espessura é ainda mutável de um sexo para outro. A espessura da pele é maior nos homens, comprado com a pele das mulheres, por exemplo.

Pode-se, facilmente, verificar que a maior espessura da pele em nossos corpos é encontrada nas plantas dos nossos pés, nas regiões inerentes às superfícies extensas dos membros inferiores e superiores, assim como nas paredes de pele que definem as grandes cavidades.

Ela reduz de espessura, ao contrário, nas articulações como joelhos e cotovelos, onde são reveladas as veias e vê-se a forma e relevo dos tendões.

Por fim, a adesividade aos planos profundos é função da adiposidade e dos dispositivos aponeuróticos e musculares em contato.

As excitações mais variadas, agindo sobre o estrutura invólucro externa, influenciam as funções da pele, principalmente através da massagem.

Apesar de abundantes e variadas, podem ser juntadas e reunidas em funções de proteção, informação e estruturação profunda.

Essas atribuições são diretamente subalternas ao sistema nervoso cerebrospinhal.

Compartilhe este conteúdo!

1 Comment

  1. Massagem ajuda em diversos aspectos da nossa vida. Uma das melhores maneiras de se realizar uma massagem é um ambiente calmo e tranquilo. O toque proporcionado por uma boa sessão de massagem é extremamente benéfico, trazendo paz e tranquilidade, deixando os músculos mais relaxados, a cabeça fica mais leve e tudo melhorar, inclusive diminuindo as dores.
    Quem nunca experimentou uma massagem bem feita, não sabe o que está perdendo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *