Como Implementar a Massagem nos Casos de Artrite

massagem para artrite

Apesar de uma série de cuidados e até mesmo limitações, portadores de artrite podem também se favorecer dos inúmeros benefícios da massagem, e, em muitas situações, de formas jamais imaginadas que seriam possíveis.

Com a evolução das técnicas de massagem e dos estudos terapêuticos envolvendo a doença, os benefícios do procedimento têm se tornado cada vez mais conhecidos, e cada vez mais as pessoas e pacientes estão convictos e adeptos da massagem para aliviar as dores e trazer bem-estar.

Tais consequências ocorrem, pois o tratamento regular aplicado sobre os músculos e articulações por um profissional qualificado promovem o alívio imediato nas dores crônicas em pacientes com artrite.

Estudos recentes têm demonstrado que a massagem não apenas combate os surtos de dores, como também reduz a rigidez, aumenta a amplitude dos movimentos, melhora a força das mãos e de todas as articulações de maneira geral.

Todos esses benefícios ocorrem, pois a massagem tende a promover a liberação de bons hormônios, como a serotonina, ao mesmo tempo que reduz a quantidade do hormônio do estresse, cientificamente conhecido como cortisol.

Aliada à diminuição do neurotransmissor Substância P , relacionado à dor; o paciente tem uma significativa melhora em seu quadro geral, uma vez que a redução da dor e do estresse estão intimamente relacionados com a diminuição dos processos inflamatórios.

Quais são os melhores tipos de massagem para portadores de artrite?

Primeiramente, antes de iniciar um procedimento de massagem, o paciente deve também procurar ajuda e orientação de um reumatologista.

Com as orientações deste médico profissional, juntamente com um terapeuta (massagista) qualificado e credenciado, você estará apto para obter os benefícios de um tratamento adequado e bem planejado.

Porém, algumas recomendações adicionais devem ser observadas para quem:

1- Já possui as articulações e juntas erodidas e com danos mais severos;

2- Possui pressão alta;

3- Possui osteoporose severa;

4- Tem febres e erupções cutâneas;

5- Possui varizes.

Uma vez tomadas todas as medidas e precauções indicadas, é extremamente importante que o paciente, ao iniciar o plano de tratamento com massagens designadas por profissionais, avise ao massagista e/ou terapeuta todas as suas reações e quaisquer experiências dolorosas durante e após os procedimentos.

Um bom profissional certamente também irá constantemente perguntar ao seu paciente sobre suas sensações e sua evolução clínica.

Uma boa comunicação entre o paciente e o terapeuta massagista é vital para o sucesso do tratamento. Uma comunicação aberta e franca sobre os objetivos e desejos para cada sessão é fundamental para que a cada etapa, a massagem seja regularmente ajustada às suas ambições.

Satisfeitas as condições e pré requisitos acima, citaremos alguns dos principais tipos de massagem para quem sofre de artrite.

Massagem sueca.

Particularmente este é o tipo de massagem mais empregado nos casos de artrite. Isso porque essa técnica ancestral, amplamente aplicada em várias culturas, é indicada primordialmente para alívio de estresse, que está intimamente relacionado com as dores e inflamações, conforme já descrito anteriormente.

Na massagem sueca há o envolvimento da aplicação de variações térmicas sobre o corpo, com o uso de loções e óleos específicos para realmente provocar um relaxamento total, massageando as juntas, articulações e músculos, reduzindo a ansiedade e melhorando a circulação sanguínea.

Massagem dos tecidos mais profundos.

Essa modalidade de massagem objetiva a manipulação completa de várias camadas de músculos e tecidos. Deve ser aplicada com cautela, indicado somente para os casos mais leves de artrite, já que se baseia em movimentos mais firmes e profundos.

Massagem com pedras quentes.

Essa técnica consiste em aplicar pedras ligeiramente aquecidas sobre as costas do receptor, enquanto este está deitado de barriga para baixo em uma maca. As pedras aquecidas irão transferir de forma contínua e lentamente o calor para os músculos e articulações do paciente, aliviando as tensões e trazendo um intenso relaxamento.

Massagem Thai.

A massagem Thai é uma combinação de procedimentos terapêuticos e posições de Yoga, durante as sessões. E muitas das posições e técnicas melhoram a flexibilidade do paciente, de forma gradual e contínua, enquanto os toques são focados nas juntas e articulações, aliviando tensões e dores.

Lembre-se de que apesar das indicações acima, o tipo de massagem, a duração das sessões e seus planejamentos devem estar sempre de acordo as orientações de seu médico especialista (reumatologista), que irá definir todo o tratamento, inclusive com a inclusão de terapia alternativa, como a massagem.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *