Entenda como a Massagem Pode Combater a Insônia

massagem combate a insônia

Um sono reparador e adequado é fundamental para nosso bem-estar e saúde geral. Noites bem dormidas significam um sistema imunológico mais eficiente e uma qualidade de vida muito melhor.

Problemas para dormir podem desencadear uma série de complicações para nossas saúdes, tais como queda na concentração e rendimento, aumento de peso e obesidade, problemas cardíacos, falta de reflexos e mal-humor.

Além disso, insônia crônica nos deixa totalmente sem ânimo, com cansaço extremo e sérios problemas cognitivos. Assim, não apenas a quantidade de sono é importante, mas a qualidade também.

Uma boa nutrição e exercícios físicos são sempre recomendados para quem tem problemas ou distúrbios do sono. Outra alternativa é a implementação de massagem na rotina diária de quem sofre de insônia regularmente.

Entre os principais benefícios encontrados por aqueles, adeptos à massagem, foram: redução da ansiedade, das dores musculares e tensionais (como dores de cabeça).

problemas da insonia

Outras males também foram mitigados, com o emprego da massagem, que interferem diretamente na qualidade do sono, tais como: lesões musculares, dores nos nervos, distúrbios digestivos, depressão e até mesmo dores relacionadas a problemas nas articulações.

Muitas pesquisas e estudos recentes demonstraram claramente que a massagem é extremamente benéfica no relaxamento, diminuição da fadiga e melhora da qualidade do sono, inclusive nos pacientes com histórico de câncer, fibromialgia, problemas cardíacos, dores nas costas e desordens mentais.

A massagem mantem a pessoa mais tempo dormindo na fase profunda do sono, que é o nível quando há os maiores reparos e restauração do nosso estado geral.

É importante que alcancemos esta fase profunda do sono, pois é nela que nossa saúde é restaurada e nossos neurotransmissores relacionados à dor são reduzidos.

Muitas modalidades de massagem são aconselhadas para casos de insônia. Entre as principais, podemos destacar: a massagem sueca e a massagem profunda (tecidos profundos).

A química do sono tem uma relação muito peculiar com a massagem, pois esta atua diretamente na produção de serotonina, que é também essencial para a produção de outro hormônio importantíssimo: a melatonina.

Com o aumento destes hormônios, nos tornamos mais relaxados e dispostos a descansar e a dormir. Basta uma massagem de trinta minutos, para que nossos níveis de serotonina aumentem e que sintamos uma melhora significativa no sono.

Entre as principais técnicas e movimentos da massagem para auxiliar e incrementar a qualidade do sono, podemos exemplificar: a massagem nas pernas, pressão no pescoço e nos ombros, massagem nas costas, na lombar e nos quadris, além de movimentos de deslizamentos nas coxas e panturrilhas.

Quando realizada, a massagem reduz também, de forma satisfatória, a liberação dos maus hormônios que impedem o relaxamento do corpo, além de reduzir o ritmo cardíaco que corrobora para conquista do tão merecido descanso.

Outra forma de melhorar o sono e diminuir o estado de insônia é apelar para os métodos de massagem do Shiatsu. Nesta terapia, os movimentos de massagem atuam permitindo o melhor escoamento da energia corporal, sem impedimentos, tornando-nos mais relaxados e prontos para dormir.

A massagem também pode abrir nossa predisposição para outras formas de relaxamento, tal como a meditação.

Aliada à massagem, a meditação tem o incrível poder de trazer um maior auto-conhecimento, deixando-nos mais calmos, serenos e concentrados, eliminando, em muitos casos, os problemas de insônia.

Compartilhe este conteúdo!

1 Comment

  1. Sempre sofri com insônias e muita dificuldade de dormir. Foram incontáveis as noites que passei em claro tentando relaxar e não conseguir. É muito sofrimento!
    Já tentei todos medicamentos possíveis e outros métodos, mas nunca tentei a massagem. Interessante, nunca dei muito valor para terapias alternativas, incluindo a massagem.
    Mas vou repensar, quem sabe consigo de fato relaxar e me sentir mais calmo e tranquilo para aproveitar uma boa noite de sono e descanso.
    Sinceramente, nunca pensei que a massagem tivesse tantos benefícios e atuasse de maneira tão eficiente na insônia, como descrito no texto acima.
    Confesso que sou um pouco cético, mas vou tentar e, tendo resultados positivos, voltarei com o meu testemunho.
    Abraços a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *