7 Benefícios da Massagem e Tratamentos Alternativos

Benefícios da Massagem

As terapias alternativas, incluindo a massagem, são procedimentos ou tratamentos que estão em franco crescimento, com uma demanda crescente por conta de seus inúmeros benefícios.

Podemos perceber que inclusive empresas de planos de saúde já estão oferecendo aos seus clientes tratamentos e cobertura médica com sessões de massagens, como métodos profiláticos com o propósito de reduzir problemas de saúde no futuro.

Abaixo citaremos 07 (sete) motivos e benefícios que providos pelas massagens:

1- Aumenta o sistema imunológico.

Sessões frequentes de massagens são excelentes para o corpo humano. Todos sabemos que pessoas que possuem altos níveis de estresse ou que passam por situações complicadas em suas vidas são mais propensas a desenvolver quadros de doenças mais graves.

E quando esses situações e momentos estressantes são somadas a má alimentação, problemas de sono e pouco descanso, o resultado é simplesmente desastroso, com impactos significativos no sistema imunológico.

Sendo assim, o poder e capacidade do corpo de se defender destes males são drasticamente reduzidos, abrindo lacunas para mais infecções e contaminações por bactérias e vírus.

E nesta etapa, as terapias alternativas, como a massagem assumem um papel importante. Estudos têm revelado que massagens recebidas com frequência reduzem os níveis de estresse, e elevam a capacidade imunitária.

Outros benefícios também são verificados, como aumento da eficiência do organismo em nutrir melhor as células, já que a circulação sanguínea é aperfeiçoada.

2- Correção da postura corporal

É sabido que nossa população vive, neste momento, um surto de transtornos e complicações crônicas de postura, com dores insuportáveis em diversas partes do corpo (costas, pescoço, ombros e articulações).

Geralmente essas dores crônicas são decorrentes de má postura, principalmente devido às incontáveis horas sentado em posição desfavorável no trabalho.

Além disso, os movimentos repetidos de forma repetitiva e os abusos são grandes causadores de desvios posturais e tensões musculares. E como resultado destas tensões, temos as ocorrências de espasmos, dores excessivas nas costas, nos quadris, nas pernas e pescoço.

Ao realizar massagens específicas e bem dirigidas, o paciente terá como consequência um melhor alinhamento da coluna, com a correção da postura. Além de outros benefícios, como relaxamento dos músculos, que facilita o alívio de dores.

Com o alívio das dores, as articulações ganham mais liberdade e com isso traz o aumento da flexibilidade e ampliação dos movimentos. E como resultado final o corpo torna-se mais propenso a se manter em posturas corretas e adequadas, reduzindo drasticamente os desvios e tornando as posições corporais mais orgânicas e naturais.

3- Diminuição da pressão arterial e sanguínea

Estudos científicos mostraram que massagens realizadas com frequência são excelentes aliadas na redução da pressão arterial, tanto a sistólica quanto a diastólica. Mais do que isso, terapias envolvendo massagem também reduz a quantidade de cortisol no organismo, permitindo que o organismo tenha uma recuperação mais célere e eficiente.

Assim, com baixos níveis de cortisol, a pessoa fica mais calma, menos hostil, mais concentrada e menos deprimida.

Já a pressão sanguínea mais baixa é uma das melhores formas de reduzir os riscos de infarte, doenças vasculares, derrames, falência renal e outras graves enfermidades.

4- É relaxante e acalma a mente

A massagem por si só é relaxante, acalma e nos mantém mais amistosos. Uma pessoa nervosa produz uma quantidade muito grande hormônios danosos, que contribuem para o aumento de peso, insônia, problemas digestivos e enxaquecas.

Assim, uma mente mais calma torna-se menos doente, mais ativa mentalmente, mais concentrada e animada.

5- Diminui as dores em geral

Terapias alternativas e massagens também agem diretamente na redução dos quadros de dores crônicas.

Estudos revelam que movimentos repetitivos sobre áreas específicas e estratégicas, diminuem significativamente dores, pois aumentam o fluxo sanguíneo nestes locais, ajudando na recuperação celular destes locais afetados.

6- Redução dos sintomas de doenças graves, como a fibromialgia

Além do alívio de dores, uma sessão de massagem bem executada pode reduzir de forma consistente dores musculares, o que ajuda na recuperação dos sintomas da fibromialgia.

Muitos pacientes têm relatado uma melhora considerável nos desconfortos e espasmos provocados pela doença. Inclusive, como protocolo médico, massagens regulares são aplicadas exatamente para esse fim.

7- Aceleração da recuperação pós cirúrgica

A reabilitação do quadro pós cirúrgico é intensificado com a utilização da massagem como aliada.

Isso ocorre pois massagens bem executadas promovem a melhoria da circulação do sangue por todo o corpo, acelerando a recuperação celular. Essa por sua vez, intensifica a regeneração de tecidos, reduzindo as aderências, facilitando a recuperação pós cirurgia.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *